sábado, 13 de junho de 2009

O Léxico de Guimarães Rosa




Indispensável obra para uma leitura mais profunda sobre "Gande Sertão: Veredas" de João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908 - Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967). Após sua leiura, certamente os conceitos e simbologia construídos por Guimarães Rosa - na obra que foi um marco na literatura nacional e considero a melhor narrativa existente em língua portugues - jamais serão os mesmos. Também, facilita a compreensão e percepção efetiva do ouvinte anônimo e autoreferente que Guimarães Rosa constrói no clássico da literatura brasileira.
"A imaginação prodigiosa e uma refinada sensibilidade fizeram com que João Guimarães Rosa esquadrinhasse as petencialidades da língua portuguesa. O estilo criado a partir dessa investigação minuciosa e inventiva, ao mesmo tempo que assombra, desafia o leituro de suas obras."

Sinopse: Dentre os muitos estudos sobre os textos do escritor mineiro, faltava uma pesquisa que congregasse o vocabulário de toda sua produção, seguido de explicações possíveis sobre o acervo de palavras utilizadas. Organizado na forma de dicionário, é justamente isso o que este livro fornece ao leitor, que toma contato aqui com a extensão e a complexidade do léxico do escritor, podendo distinguir o que nele pertence ao patrimônio dicionarizado do idioma e o que é produto de experimentação com a linguagem.
MARTINS, Nilce Sant'Anna. O léxico de Guimarães Rosa. 3. ed. revista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário